ANTEVISÃO: RELATÓRIO ESPECIAL O CLIMA & A EMPRESA

A mudança climática terá impacto sobre toda atividade da empresa à medida que o poder público encarecer a emissão de gases do efeito estufa para tentar mitigar seus efeitos. O Antevisão deste mês faz um exame realista de riscos e oportunidades gerados pela mudança climática.  

 

Uma abordagem estratégica ao clima

Michael E. Porter e Forest L. Reinhardt

O impacto do clima nas operações de empresas é hoje tão certo e tangível que é melhor enfrentar a questão com o instrumental do estrategista, não o do filantropo.

   

Hora de investir na segurança global

Peter Schwartz

A mudança climática pode devastar a economia de regiões vulneráveis. Ao liderar a campanha para ajudar essas zonas a se adaptarem ao aquecimento global, a empresa pode promover os próprios interesses e, ao mesmo tempo, angariar a simpatia de comunidades nas quais atua.  

 

Como será um planeta mais quente?

Projeção de fenômenos extremos decorrentes da mudança climática e suas possíveis implicações.  

 

O que seus stakeholders exigem

Daniel C. Esty

Clientes, mercados de capitais, governos e ONGs estão fazendo mais pressão para que empresas soltem relatórios de sustentabilidade e reduzam emissões. Ignorar essas expectativas pode ter conseqüências sérias, por quatro motivos  

 

Conversa

Alyson Slater, diretora de estratégia da Global Reporting Initiative — que criou o modelo mais disseminado de diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade — fala dos benefícios de soltar essas informações em caráter voluntário.   

 

Se não está na mesa, você está na mira

Andrew J. Hoffman

Assistir da arquibancada à formulação de diretrizes climáticas é um gesto irresponsável. Toda empresa deve saber que questões regulatórias estão em discussão — e onde.  

 

Nem todo verde faz bem

Auden Schendler

Há uma verdadeira disputa entre empresas para ver quem faz compras mais vultosas de certificados que simbolizam eletricidade “verde”. Só que essa voracidade pode acabar manchando a reputação ambiental da empresa.  

 

Investidor quer energia limpa

Theodore Roosevelt IV e John Llewellyn

Praticamente toda empresa, em todo setor, pode colher frutos do crescente interesse do investidor por idéias de negócios que tirem proveito da evolução da visão e da regulamentação sobre gases causadores do efeito estufa.  

 

À frente da mudança na América Latina

Maria Emilia Correa

Na empresa chilena de produtos florestais e de madeira Masisa, um aspecto crucial da estratégia é envolver clientes B2B na campanha para deixar a empresa mais verde.  

 

Aposte suas fichas no futuro que deseja

Forest L. Reinhardt

O sucesso num mundo de contenção de emissões será determinado pela inovação, pela gestão sagaz e pela liderança. Para tanto, a empresa terá de tomar medidas ousadas.

 

 

 

Share with your friends









Submit