É fácil assumir que todo mundo é capaz de trabalhar bem em grupo, mas a maioria das pessoas possuem seu próprio estilo e preferências. Para algumas pessoas, o horário de início de uma reunião marcada para as 9h é 9:03h. Já outras interpretam como 8:55h, por exemplo. Para evitar essas frustrações comuns, crie regras de conduta para a forma como sua equipe irá trabalhar. Regras ajudam a clarear decisões tomadas coletivamente, manter todos informados e conduzir reuniões. Para começar, crie um padrão de trabalho com regras básicas de respeito, confiança, tomada de decisão e etc. Discuta as regras com sua equipe para chegar a um consenso sobre quais deverão ser adotadas. Reveja as regras periodicamente para mantê-las relevantes e capazes de controlar comportamentos prejudiciais quando eles aparecerem. Além disso, pergunte a sua equipe que regras “não escritas” precisam ser de conhecimento geral. E assim, combine uma lista de regras a ser seguida por todos.

Adaptado de “Help Your Team Agree on How They’ll Collaborate”, por Mary Shapiro

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