Técnicas semelhantes às empregadas para atrair clientes podem ser utilizadas para melhorar as relações com os funcionários da empresa. Afinal de contas, em ambos os casos, trata-se de tratar as pessoas com respeito. Eis aqui duas maneiras de empregar tais táticas:

 

Obtenha feedback imediato – Não espere o encontro anual de funcionários para perguntar-lhes o que pensam. Realize consultas regulares sobre as questões sobre as quais a percepção deles é mais aguçada. Isso gerará um fluxo de ideias constante que ajudará a fazer melhorias.

 

Torne o envolvimento uma prioridade para os gerentes – Conquistar a lealdade dos funcionários deve ser um objetivo tão prioritário quanto o de servir bem o cliente. Não delegue esse esforço apenas ao setor de Relações Humanas, mas peça o empenho dos gerentes, que interagem mais com os empregados na linha de frente, no sentido de mantê-los engajados.

 

Adaptado de “Engage Employees Using Customer Service Tactics”, por Rob Markey

Fonte: Management Tip of the Day – Harvard Business Review

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