As empresas não podem ignorar a vasta experiência que os colaboradores com mais tempo de serviço gastaram décadas cultivando. Mas, tal conhecimento eventualmente é perdido quando as pessoas se aposentam. Então, antes disso acontecer, você precisa sistematizar essa troca de vivências. Por exemplo, em algumas organizações, os colaboradores não podem ser promovidos até não preparem um sucessor para sua função. Em outras, o bônus por produção é calculado conforme o time se desempenha, o que obriga os mais experientes a compartilharem sua experiência com todos. Estratégias como essas consolidam a interação e a divisão de conhecimento na cultura empresarial. Mas um grande problema ocorre quando as pessoas estão descontentes com a empresa que estão saindo, e por conta disso, com pouca motivação para compartilhar o que sabem. Os líderes devem reconhecer um bom trabalho para prevenir insatisfações desse tipo. Pequenas ações, como fornecer feedback positivo regularmente, comemorar pequenas conquistas e remover o que impede o progresso, fornecem importantes subsídios para a produtividade e criatividade.

Adaptado de “How to Prevent Experts from Hoarding Knowledge”, por Dorothy Leonard.

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