Feedback só é útil quando quem recebe faz uso dele. Mas, para a mensagem ser recebida, quem está do outro lado deve se sentir seguro. Sentir-se psicologicamente seguro ajuda a ouvir, absorver e refletir sobre o feedback; estar inseguro pode fazer com que o feedback soe como um ataque pessoal. Para ajudar seus colaboradores a se sentirem prontos para receber feedback:

– Deixe suas intenções claras. Certifique-se de que sua ajuda visa auxiliar a outra pessoa a crescer. Se ela tem lhe preocupado ou tem apresentado baixo desempenho, resolva quaisquer preocupações ou raivas antes de entregar o feedback.

– Peça permissão. Estar no controle é essencial para se sentir seguro, então não dê feedback até que este seja solicitado. Peça permissão para dizer algo como “Posso dar um feedback de sua apresentação?”

– Compartilhe suas intenções. As pessoas ficam menos inseguras pela mensagem do que pelos motivos que eles pensam que você tem para estar falando tais coisas. Antes de dar feedback, certifique-se de que a pessoa entende suas intenções positivas.

Adaptado de “The Key to Giving and Receiving Negative Feedback”, por Joseph Grenny

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