O GOOGLE E A SONY SÃO AS EMPRESAS DE MELHOR REPUTAÇÃO NO MUNDO DE ACORDO COM O PÚBLICO GERAL DE 24 PAÍSES

 

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2010 ― O Google e a Sony foram avaliadas como as empresas de melhor reputação do mundo em estudo realizado pelo Reputation Institute em 24 países. Os resultados do estudo foram apresentados nessa sexta-feira pelo Dr. Charles Fombrun, presidente da instituição, durante a 14ª Conferência Internacional sobre Reputação Corporativa, Identidade, Marca e Competitividade realizada no Rio de Janeiro.

 

O estudo intitulado de Global Reputation Pulse avaliou a reputação das empresas pesquisadas com base no grau de estima, empatia, admiração e confiança que o público geral de cada país tem com cada uma delas. Para identificar as empresas de melhor reputação no mundo, o estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, realizada de janeiro a fevereiro de 2010, o Reputation Institute mensurou a reputação de 600 das maiores empresas do mundo em seus países de origem. Posteriormente, as empresas multinacionais bem avaliadas em seu país de origem tiveram sua reputação mensurada em 24 países durante uma segunda coleta de dados em abril de 2010.

 

Os resultados do estudo apresentaram o Google e a Sony empatadas no primeiro lugar do ranking. Disney, BMW e Daimler completam as cinco primeiras posições. Dentre as empresas pesquisadas, 28 multinacionais tiveram uma reputação considerada forte, ou seja com índices maiores que 70 pontos. Pode-se dizer que essas empresas tiveram sucesso em levar para outros países a boa reputação que possuem em casa.

 

 

Global Reputation Pulse

As empresas de melhor reputação no mundo

Rank

Empresa (País de origem)

Índice Pulse de Reputação Global

1

Google (US)

78.62

2

Sony (Japan)

78.47

3

The Walt Disney Company (US)

77.97

4

BMW (Germany)

77.77

5

Daimler/Mercedes-Benz (Germany)

76.83

6

Apple (US)

76.29

7

Nokia (Finland)

76.00

8

IKEA (Sweden)

75.60

9

Volkswagen (Germany)

75.55

10

Intel (US)

75.39

11

Microsoft (US)

74.47

12

Johnson & Johnson (US)

74.12

13

Panasonic (Japan)

73.67

14

Singapore Airlines (Singapore)

73.54

15

Philips Electronics (The Netherlands)

73.31

16

L’Oreal (France)

73.17

17

IBM (US)

73.03

18

Hewlett-Packard (US)

72.67

19

Barilla (Italy)

72.45

20

Nestlé (Switzerland)

72.37

21

22

Samsung Electronics (Korea)

71.62

23

FedEx (US)

70.84

24

Honda Motor (Japan)

70.82

25

The Coca-Cola Company (US)

70.40

26

Carlsberg (Denmark)

70.31

27

Procter & Gamble (US)

70.21

28

UPS (US)

70.07

 

“O setor de tecnologia teve destaque no ranking global, empresas como Google, Sony, Apple, Nokia, Intel e Microsoft mereceram nossa confiança porque são empresas que fornecem soluções em nosso dia-a-dia. O reconhecimento mundial da Disney como uma provedora de entretenimento é incrível, assim como também é notável a admiração de consumidores por montadoras de automóveis como BMW e Daimler/Mercedes-Benz. Essas empresas são referências na construção de reputação ao redor do mundo.” É a opinião do Dr. Fombrun, presidente do Reputation Institute.

 

 

Destaques por região

O Reputation Institute avaliou como essas empresas são percebidas em cinco regiões: Ásia, Europa Central, América Latina, América do Norte e Norte Europeu.

 

Nas cinco regiões, a Sony está entre as mais bem percebidas pelo público geral. Já o Google só não aparece entre as mais bem percebidas na Ásia.

 

Os rankings em cada região são:

 

·         Asia: 1) The Walt Disney Company, 2) Daimler/Mercedes Benz, 3) BMW, 4) Sony, e 5) Singapore Airlines.

·         Europa Central: 1) Sony, 2) BMW, 3) Google, 4) Volkswagen, e 5) Daimler/Mercedes Benz.

·         América Latina: 1) Nestlé, 2) Sony, 3) Google, 4) BMW, e 5) Johnson & Johnson.

·         América do Norte: 1) Johnson & Johnson, 2) Google, 3) Nestlé, 4) The Walt Disney Company, e 5) Sony.

·         Norte Europeu: 1) Google, 2) IKEA, 3) Sony, 4) The Walt Disney Company, e 5) Singapore Airlines.

 

A maioria das empresas são mais confiadas, admiradas e respeitas em seu país de origem do que no resto do mundo. Das 54 empresas pesquisadas, apenas cinco tiveram uma melhor reputação global do que em seu país de origem: Apple, Ford, Google, Nestlé e Sony.

 

De acordo com Kasper Ulf Nielsen, diretor do Reputation Institute, “as empresas freqüentemente nos perguntam se é possível levar para outro país a reputação forte que possuem em casa. Com base nos resultados do estudo a resposta é sim, no entanto, é necessário entender as diferenças entre os diversos países. Análises nos permitiram identificar que o que pesa na reputação em um país não é o mesmo em outro, portanto uma estratégia de comunicação utilizada em um país nem sempre terá efeito no outro.” Kasper ainda complementa, “uma reputação forte gera resultados positivos para os negócios da empresa. Com base nos dados o estudo, nossas análises permitiram identificar que no geral, se você melhora sua reputação em 5 pontos você pode aumentar a recomendação do público em relação a empresa em até 6%. Portanto, a gestão da reputação da empresa objetiva gerar valor a partir da maior eficiência nos relacionamentos com os diversos stakeholders”

 

Notas sobre a metodologia:

 

·         Os 24 países onde a segunda coleta de dados foi realizada foram: Áustria, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Holanda, Noruega, Rússia, Cingapura, Coréia do Sul, Espanha

, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos.

 

·         O modelo de análise da reputação utilizado foi o RepTrak™ de propriedade do instituto. O modelo permite avaliar a percepção do público geral sobre características da empresa com base em sete dimensões (Produtos e Serviços, Inovação, Ambiente de Trabalho, Cidadania, Governança, Liderança e Desempenho Financeiro) e como essa percepção influencia na reputação da empresa, ou seja, no grau de estima, empatia, admiração e confiança que o público tem pela empresa.

 

·         Cada respondente só pode avaliar um máximo de cinco empresas com as quais ele tivesse familiaridade.

 

·         A diferença siginificante entre os resultados é de +/-0,5 pontos em um intervalo de confiança de 95%.

 

·         Foram realizadas mais de 181.000 avaliações. Cada empresa recebeu cerca de 3360 avaliações.

 

·         Para mais detalhes sobre o Global Reputation Pulse 2010 podem fazer um download do relatório da pesquisa a partir do dia 24/05 em: www.ReputationInstitute.com.

 

About Reputation Institute
Reputation Institute is the world’s leading reputation consulting firm. As a pioneer in the field of brand and reputation management, Reputation Institute helps companies build better relations with stakeholders. With a presence in 30 countries, Reputation Institute is dedicated to advancing knowledge about reputation and shares best practices and current research through client engagement, memberships, seminars, conferences, and publications such as Corporate Reputation Review and Reputation Intelligence. Reputation Institute’s 2010 Reputation Pulse is the largest study of corporate reputations in the world, identifying what drives reputation and covering more than 1,500 companies from 34 countries annually. Reputation Institute provides specific reputation insight from more than 15 different stakeholder groups and 24 industries, allowing clients to create tangible value from their intangible assets.  Visit www.ReputationInstitute.com to learn how you can unlock the power of your reputation.

Share with your friends









Submit