Neste final de semana fiz uma rápida varredura na programação dos canais de TV. Eram 16h de sábado. Fiquei impressionado com algumas coisas e quero compartilhar minha indignação com você.

Todos nós, consumidores, somos impactados por ações de marketing das infinitas empresas que nos querem como clientes. Você, com certeza, vive esta situação – se não como profissional da área, o faz como consumidor. Se você tem interesse na área de marketing, principalmente no P de “promoção”, mande um SMS para o número 8656 com a palavra, “SIM”. Neste mundo onde as informações fervilham e a comunicação está presente 24h por dia, ininterruptamente, as pessoas são bombardeadas com uma infinidade de convites para se associarem a grupos ou darem opiniões sobre assuntos que muitas vezes, sequer, ouviram falar. Se você ou seus parentes entendem que esta é uma prática indesejável, adotada por todas as empresas concessionárias dos serviços de telefonia, mande seu SMS para o número 2766 com as palavras “TODAS AS OPERADORAS” para que possa participar da nossa pesquisa.

É possível que muitas pessoas entendam que, participando destas “promoções”, estão exercendo seu direito de voto, sua cidadania. Se você também concorda que há centenas de milhares de pessoas que participam destas ações por achar que através delas exercem seu “sagrado” direito de escolha, envie um SMS com a palavra “ACHAM” para o número 6263, o Brasil quer saber! Quanto mais pessoas participarem, menos chances de ganhar!

O tratamento dado ao cliente é um dos pontos mais importantes no marketing, qualquer que seja o canal de comunicação utilizado. De modo geral, o consumidor brasileiro gosta de ser tratado com informalidade. Normalmente, prefere ser chamado de você a ser chamado de senhor. Se este é o seu caso, envie um SMS com a palavra “VOCÊ” para o número 2626.

Repare que grande parte deste tipo de comunicação acontece em canais de televisão, sejam eles abertos ou fechados. Ponto comum é que, quase sempre, aparecem em intervalos de programas de qualidade duvidosa, bobos, imbecis mesmo! Se, em sua opinião, esta é uma estratégia que dá certo quando a programação é idiota, não perca tempo! Envie já um SMS para o número 5376 com a palavra “IDIOTA”. Participando desta pesquisa você será premiado com uma nova programação, quem sabe ainda mais idiota, em vários dos canais de TV.

Parabéns, você conseguiu chegar até aqui! Agradeço seu interesse em colaborar comigo! Vale lembrar que seu SMS pode ser enviado de qualquer celular, independentemente da sua operadora e que o custo de cada mensagem é de somente R$ 0,31+taxas.

Este é um tipo de ação que costuma doer naqueles que gostam, de verdade, da essência do marketing. Que veem marketing como troca, como busca pela satisfação de necessidades e desejos. Mesmo que alguns não o sejam, parecem caça-níqueis que deixarão alguns viciados neste jogo, em situação ainda pior.

Por fim, se você entendeu a mensagem, fique alerta; você ainda pode mudar de operadora ou de canal. Agora … mas se você não captou a ideia, envie um SMS para o número do seu próprio celular com todas as palavras sugeridas para os SMS, na ordem em que aparecem no texto, e tome mais cuidado com os programas que assiste na TV.

 

André Acioli (acioli@botecodoconhecimento.com.br) é mestre em Administração pelo Coppead/UFRJ, professor, consultor de empresas e fundador do Boteco do Conhecimento. Além de ministrar aulas pela Mackenzie Rio e pelo IBMR-Laureatte, conduz palestras e treinamentos sobre os temas Gestão, Marketing, Negociação e Relacionamento. Desde julho de 2012 é blogueiro da Harvard Business Review Brasil.

Augusto Uchôa (uchoa@botecodoconhecimento.com.br) é graduado em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ com especialização em Marketing, doutorando pela Coppe/UFRJ, consultor de empresas e fundador do Boteco do Conhecimento. Atualmente ministra aulas pelo IBMR-Laureatte e palestras sobre os temas Marketing, Negociação, Serviços e Relacionamento. Desde julho de 2012 é blogueiro da Harvard Business Review Brasil

 

Share with your friends









Submit