Vamos ser honestos: algumas pessoas não sabem a hora de parar de falar. Mas como lidar com isso ao conversar com um líder muito experiente ou com um cliente importante? Primeiramente, identifique o problema. O seu chefe tem o hábito de discursar por longos minutos em reuniões que não possuem pautas definidas? Um grande cliente da sua empresa costuma demorar quatro horas em um almoço de negócios com você? Mude as circunstâncias, para estabelecer limites. Você pode dizer “Eu sei que seu tempo é precioso. Vamos resolver isso em cinco minutos”. Ou talvez: “Gostaria de discutir as finanças da empresa. Preparei um cronograma com três pontos. Podemos discutir cada um por cinco minutos?”. Em uma chamada via internet com um cliente, você pode começar dizendo “Tenho um compromisso ao meio-dia. Tem algum assunto que você gostaria de priorizar?”. É importante também que você preze pela concisão em suas reuniões, usando cronogramas resumidos e apresentações de Powerpoint mais breves.
 

Adaptado de “Advice for Dealing with a Long-Winded Leader”, por Joe McCormack.

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