Muitas vezes subestimamos nossa capacidade de influenciar outras pessoas. Não sugerimos ideias para nosso chefe ou pedimos ajuda para companheiros de trabalho porque temos medo da rejeição. Então, seguimos perdendo oportunidades por duvidar de nossos poderes persuasivos, mesmo que seu chefe e colegas sejam mais receptivos a solicitações que se possa imaginar. Não entendemos que eventualmente é mais complicado para as pessoas, mesmo os nossos chefes, dizer “não” do que “sim”. Então, da próxima vez que tiver um pedido a fazer, relembre que você é mais persuasivo do que imagina ser:

– Apenas pergunte. Não crie paranoias em sua cabeça.

– Seja direto. Não faça insinuações. As pessoas respondem mais positivamente a requisições diretas.

– Volte e pergunte novamente. Não presuma que não deve abordar alguém porque ouviu um “não” em um primeiro momento. As pessoas tendem mais a dizer “sim” em um outro momento – especialmente se elas sentem-se culpadas pelo que disseram no passado.

Adaptado de “You’re Already More Persuasive than You Think”, por Vanessa K. Bohns

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