Líderes não deveriam fazer as análises mais importantes só pelas aparências, por mais que seja fácil ser seduzido por boas notícias. Na verdade, no que se refere à análise de dados deve-se errar para o lado do ceticismo. Por exemplo, se uma empresa vê que o tráfego em seu website aumentou, pode ficar tentada a comemorar e continuar a fazer o que já vem fazendo. Mas se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, ela provavelmente é. Uma análise mais cuidadosa pode revelar que o acesso por dispositivos móveis anda baixo, o que pode levar a companhia, caso esteja interessada nesse tipo de plataforma, a ter de repensar sua estratégia. Sempre vá mais ao fundo que puder na análise dos dados, até ter certeza de que estão precisos, e certifique-se de entender os processos cotidianos responsáveis pelo observado. Busque fontes que confirmem tais dados e desenvolva formas novas e prudentes de explorar o convencional. Quando o tempo demandar uma decisão, faça isso. Então, veja o que acontece e reavalie.

Adaptado de “When It Comes to Data, Skepticism Matters”, por Thomas C. Redman

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