A TECNOLOGIA JÁ AJUDOU a resolver incontáveis problemas em empresas. É tentador, portanto, encará-la como panacéia. Só que um raciocínio desses pode trazer problemas. Como escreveu H.L. Mencken: “Para todo problema humano sempre há uma solução fácil — boa, plausível e errada”.

É comum a empresa buscar soluções tecnológicas pelo motivo errado. Como observou Andrew McAfee em “Os três mundos da tecnologia da informação” (HBR Novembro 2006), muita empresa chega a “investir numa tecnologia porque todos os demais no setor já investiram ou por causa da recomendação fervente de consultores, analistas e jornalistas”. Para McAfee, isso significa abordar de fora para dentro a resolução de problemas: “(…) executivos descrevem uma tecnologia que está disponível no mercado e propõem que seja adotada pela empresa. Ninguém pára para pensar se a organização precisa de fato dos recursos em questão”.

Em vez disso, McAfee sugere uma abordagem de dentro para fora — na qual executivos examinam as necessidades e recursos da empresa para poder definir com clareza uma visão para a mesma. Isso colocará em foco qualquer tecnologia porventura necessária.

Entre em contato com Don Moyer no endereço dmoyer@thoughtformdesign.com.

Share with your friends









Submit