
Como dar o salto para o empreendedorismo
Jaime SchmidtUm manual de crise para empresas familiares
Por: Josh Baron e Ben FrancoisOs papéis e responsabilidades dos líderes empresariais mudaram de forma drástica nas últimas semanas. Antes da COVID-19, os CEOs e outros executivos nas empresas que mais crescem estavam focados em promover a inovação, gerar receita e aumentar a participação no mercado. Hoje, muitos desses mesmos líderes devem tomar decisões rápidas sobre o controle de custos e a manutenção da liquidez. Eles podem encontrar obstáculos imprevistos – problemas na cadeia de suprimentos, baixas nas equipes e desafios operacionais – que alteram de forma acentuada o escopo de suas funções e prioridades. E, ao mesmo tempo, os líderes e suas equipes enfrentam questões de saúde e segurança, trabalhando remotamente e apoiando suas famílias durante a pandemia.
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Essa não é uma transição fácil. Aqueles que estão no comando serão testados em áreas onde não desenvolveram totalmente suas habilidades de liderança, e a curva de aprendizado será acentuada. Eles precisarão de orientação de seus próprios chefes e de outros profissionais.
Após ter conduzido mais de 21mil avaliações de lideranças integrantes da diretoria executiva, nossa equipe de pesquisa da ghSMART observou que, para avançar em uma crise, os líderes precisam cultivar quatro comportamentos para si e suas equipes. Eles devem rapidamente tomar uma decisão acerca da precisão, adaptar-se com ousadia, mostrar resultados confiáveis e se envolver para gerar impacto. As táticas abaixo podem se prestar como um guia para orientação dos seus líderes nesses comportamentos fundamentais.
Comportamento 1: Priorize a velocidade e não, a precisão ao decidir algo.
A situação muda a cada dia – até mesmo a cada hora. Os melhores líderes processam com rapidez as informações disponíveis, determinam com agilidade o mais importante e tomam decisões com convicção. Durante uma crise, a sobrecarga cognitiva se avulta; as informações chegam incompletas, os interesses e as prioridades podem colidir, e as emoções e ansiedades se elevam. A paralisia na capacidade de análise pode facilmente resultar exacerbada pela tendência natural entre as organizações matriciais de se obter um consenso. Os líderes devem romper a inércia para manter a organização focada na continuidade dos negócios hoje, enquanto aumentam as chances de sucesso em médio e longo prazo, concentrando-se nas pequenas coisas que são mais importantes. Uma estrutura simples e escalável para uma rápida tomada de decisões é crucial.
Você e seus líderes devem:
Comportamento 2: Adapte-se com ousadia.
Líderes fortes estão à frente de circunstâncias em transformação. Eles buscam contribuições e informações de diversas fontes, não têm medo de admitir o que não sabem e trazem especialistas externos quando necessário.
Você e seus líderes devem:
Comportamento 3: Mostre resultados confiáveis.
Os melhores líderes assumem o controle sob uma perspectiva pessoal em uma crise, embora muitos desafios e fatores estejam fora do seu alcance. Eles alinham o foco da equipe, estabelecem novas métricas para monitorar o desempenho e criam uma cultura de responsabilidade.
Você e seus líderes devem:
Comportamento 4: Envolver-se para gerar impacto.
Em tempos de crise, nenhuma tarefa é mais importante do que cuidar de sua equipe. Líderes eficientes compreendem as circunstâncias e as distrações de sua equipe, mas encontram maneiras de se envolver e oferecer motivação, comunicando de forma clara e detalhada novas metas e informações importantes. Este ponto merece atenção extra porque, embora a pandemia da COVID-19 seja, claro, uma crise de saúde, também provocou uma crise financeira. Seus líderes precisam reiterar novas prioridades com frequência para garantir o alinhamento contínuo neste momento de mudanças constantes e estressantes.
Você e seus líderes devem:
Treine sua equipe para liderar crises.
Como líder de líderes, você está enfrentando prioridades novas e em constante mudança, com pouco tempo para reagir. Alguns pequenos investimentos em suporte e treinamento podem ajudar bastante a aumentar a eficiência de seus líderes.
Momentos de crise revelam muito sobre os líderes sob seu comando. Quando o incêndio imediato estiver controlado e você tiver um momento para recuperar o fôlego, pense em quem se mostrou à altura do desafio, quem teve dificuldades e por quê. Considere como os papéis mudarão no mundo pós-crise e se seus principais executivos estão preparados para terem êxito. Por último, e o mais importante, pergunte-se quem você quer na sua equipe, tanto na crise atual quanto no tão aguardado amanhã, quando emergirmos para um novo normal.
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Chris Nichols é consultor de liderança da ghSMART, onde assessora grandes corporações e empresas de investimentos.
Shoma Chatterjee Hayden é codiretora do setor de Desenvolvimento e Coaching de Lideranças da ghSMART. Seu foco é ajuda CEOs e suas equipes a aumentar a resiliência e o desempenho coletivamente.
Chris Trendler é sócio da ghSMART, onde atende líderes das empresas listadas na Fortune 500 e de participação acionária privada em decisões cruciais sobre talentos.
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