Comunicação

Cinco maneiras de mostrar seu valor de forma remota

Elizabeth Grace Saunders
20 de outubro de 2020

Com o nível de desemprego em seu nível mais alto desde a Grande Depressão, muitos indivíduos não têm o privilégio de trabalhar e, aqueles que têm, estão inquietos quanto ao tempo que ainda terão essa oportunidade.

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Se você se encaixa na segunda categoria, valorizo muito a sua preocupação legítima. Muitas empresas estão se esforçando para gerar receita, quanto mais transformar em lucro. Com a organização para o trabalho remoto, você não dispõe da visibilidade de seus colegas e gestores que, em situações normais, disporia. Quando no escritório, você provavelmente fazia interações informais com essas pessoas várias vezes ao dia. Atualmente, se você não tem uma reunião marcada na agenda delas, você pode se questionar se elas se lembram de sua presença – e, ainda mais importante, a sua relevância para a organização.

Não posso garantir que seu cargo esteja a salvo, e certamente existirão fatores que estarão fora do seu controle. No entanto, há maneiras de tornar você e suas conquistas mais visíveis à sua organização, mesmo não estando no mesmo ambiente. As sugestões a seguir são cinco passos para focar no aqui e agora, para aumentar sua probabilidade de sucesso no trabalho durante esses tempos tumultuosos e demonstrar seu valor enquanto trabalha remotamente.

Faça seu trabalho

Fazer o trabalho é sempre uma boa ideia. Mas, principalmente, em épocas quando os negócios e as organizações têm de tomar decisões difíceis acerca de quem manter, fazer o seu trabalho – e de forma bem feita – é imprescindível.

Como coach de gestão do tempo, venho trabalhando com clientes durante essa época de incertezas. (Felizmente, eu já estava trabalhando remotamente!) O que entendo é que houve um período de carência em março e início de abril à medida que as pessoas se adaptavam para trabalhar de casa. Os gestores estavam mais indulgentes caso houvesse uma queda na produtividade ou deslizes de vez em quando. Agora que já se passaram alguns meses de trabalho remoto, níveis mais altos de produção estão voltando. Caso ainda não tenha feito, prepare um sistema para controlar suas tarefas e, depois, removê-las da lista, mesmo que sua agenda seja modificada, por você ter outras responsabilidades em casa.

Informe às pessoas

Não recomendo que você avise que está presente a cada reunião e, definitivamente, aconselho a não ganhar créditos pelo trabalho dos outros. Entretanto, caso você tenha conquistado algo significativo, compartilhe. Isto pode incluir a discussão de alguns pontos importantes do seu trabalho com seu chefe a cada semana, seja numa reunião individual, seja por e-mail; ou falar numa reunião sobre o que a equipe está fazendo, ou até fazer uma apresentação sobre as melhores práticas que poderiam ajudar outros colegas num cargo similar. Concentre-se não só naquilo que você fez, mas também em como isso gerou resultados positivos para a sua organização. Isto não é se vangloriar, mas o simples ato de informar aos demais sobre como – embora eles não o vejam no trabalho – você está conseguindo grandes conquistas. Isso lhe proporciona uma visibilidade maior na empresa à medida que as pessoas entendem o cargo que você ocupa e o valor que você agrega.

Ajude seu chefe

Embora você não queira se sobrecarregar com trabalhos extras a ponto de sofrer um burnout ou não conseguir manter os compromissos, procure maneiras de facilitar a vida do seu chefe. Por exemplo, entregue seu trabalho antes do prazo para que seu gestor tenha tempo de revisá-lo antes de uma reunião; ou esteja muito bem preparado para a sua reunião individual a fim de que ela transcorra de maneira mais concisa e eficaz possível. Essas pequenas atitudes ajudam a reduzir a pressão sobre seu chefe; desta forma, ele não ficará preocupado com a entrega do seu trabalho, ou se está tudo sob controle. Caso você tenha mais aptidões, ofereça-se para ajudar com as tarefas extras ou tire o trabalho das costas do seu chefe por completo. Essa atitude mostra que você não só é uma pessoa que realiza as suas tarefas, mas alguém que toma iniciativas. Embora a opinião de seu supervisor imediato nem sempre conte quando se trata de demissões, quando conta, ele colocará uma boa palavra a seu favor, caso você esteja facilitando as coisas para ele.

Aja com simpatia

Com meus clientes, uma das formas menos prazerosas para eles é passar o tempo mediando as opiniões entre as pessoas de suas equipes; consome-se energia e, em geral, eles consideram isso uma perda de tempo.

Durante este período, você não só quer ser visto como alguém de valor que contribui, como também alguém que promove a equipe inteira. Experimente, por si só, resolver as diferenças com os seus colegas, sem envolver seu gestor. Caso você sinta que precisa de fato levar uma discordância ao seu chefe, faça-o minimamente e somente quando for apropriado. Adotar essa abordagem no conflito mostra que você tem a capacidade de se comunicar e colaborar bem com os outros, e seu chefe deixa de hesitar ao colocar você em equipes, por se preocupar se você irá trabalhar bem com os demais.

Espalhe positividade

Um resultado infeliz desta época é que ela expôs atitudes muito antissociais das pessoas. A reação de muitas delas ao seu próprio medo é o controle sobre os outros. Quando online, notei várias atitudes ofensivas e mais pessoas aos gritos com estranhos em público nos dois últimos dois meses, do que jamais vi em toda a minha vida. Desde que o assunto mais presente na mente das pessoas e em toda a mídia é a Covid-19 – um tópico gerador de ansiedade para muitos – o ambiente vem sendo contaminado com o mal estar da negatividade.

Seja diferente. Quando você estiver conversando antes do início de uma reunião ou enviando um e-mail, fale sobre algo – qualquer assunto – exceto sobre o coronavírus. Pode ser dos pássaros que você viu durante a caminhada, algo engraçado que seus filhos fizeram, ou um livro que esteja lendo. Se preciso, sugira tópicos variados de antemão todos os dias. Seja qual for o assunto que você trouxer, ele se espalha; portanto, espalhe coisas boas na vida de seus colegas.

Como um bônus, se você sabe ser espirituoso, seja. A risada e a energia positiva unem as equipes, permitindo que as pessoas se sintam bem quando ao seu redor. Ao mesmo tempo em que realizar um bom trabalho e ter uma presença positiva não garantem que seu cargo não seja cortado num cenário de demissões, o bom trabalho aumenta sua probabilidade de sucesso por você estar demonstrando seu valor para a organização e para as pessoas à sua volta.

Muito do que acontece com o mercado de trabalho e com seu emprego estará fora do seu alcance. É impossível controlar o que as empresas julgam essencial ou não, como também não é possível controlar as mudanças organizacionais e o quadro de funcionários. Há muitos fatores já estabelecidos que determinam a demanda do mercado para o seu trabalho. Entretanto, se você seguir os cinco conselhos acima, você fará o possível para gerar o maior impacto e ganhar créditos por isso na sua função atual e causará uma impressão positiva durante o processo.


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Elizabeth Grace Saunders é coach em gestão de tempo e fundadora da empresa Real Life E Time Coaching & Speaking. Saunders é autora do livro “How to invest your time like money” e do livro “Divine time management”. Saiba mais em www.RealLifeE.com.

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