Patrocinado

Aprendendo com os melhores do RH

Top Employers apresenta
19 de fevereiro de 2021

Executivos compartilham o significado da certificação como Top Employer para suas empresas, bem como soluções adotadas nas práticas de Recursos Humanos e o que esperam do futuro:

DENTSU INTERNATIONAL BRASIL
Liderança, comunicação e tecnologia foram as bases do engajamento no atípico e inesquecível ano de 2020. Instituímos uma dinâmica frequente e consistente de encontros virtuais, dos quais diariamente entre os gestores e suas equipes diretas e quinzenalmente com toda a empresa, num evento que se consolidou, e hoje é mensal, chamado CEO Convida. Também ampliamos os canais de comunicação, criando uma plataforma de bem-estar que reúne desde informações sobre melhores práticas de trabalho remoto e reuniões virtuais, passando por eventos com médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, instrutores de yoga a até mesmo planejamento financeiro

  • Patricia Alexandre, Gerente de RH

EVERIS BRASIL
O programa everisway é uma iniciativa a destacar, pois se propõe a estabelecer vínculos com nossos colaboradores e acompanhá-los na jornada de descoberta das oportunidades que a everis propõe, por meio de reuniões mensais. Em um cenário tão adverso, o cuidado que oferecemos aos nossos colaboradores, liberando 98% deles para trabalhar em home office em tempo recorde, além das ações para intensificar a proximidade entre as equipes e Smart Working, contribuíram para a satisfação das pessoas, o que tem um impacto direto no negócio.

  • Rita Souza, Diretora de People

ORANGE
Além das ações globais de sustentabilidade, em 2020 tivemos uma parceria com a Tree Nation, ONG que visa reflorestar locais em todo o mundo. Colaboramos de diversas formas. Uma delas é contribuindo de forma direta para o plantio, financeiramente, e compartilhando os posts sobre a ONG nas redes. Além disso, temos também o Seed’s Game. Nele, a cada sete dias o usuário recebe uma semente virtual e outros contribuintes do site terão de “regá-la”. Se ela chegar a 100 regas em menos de sete dias, uma árvore real será plantada e o usuário ganha outra semente. Com isso, contribui-se para plantar sem usar dinheiro, já que os sponsors pagarão para sua árvore crescer.

  • Priscila Martins, Consultora Interna de RH

SAP BRASIL
Em 2020, realizamos nossa maior campanha de voluntariado, que mobilizou os 1,2 mil funcionários. As ações já eram uma prática e se tornaram remotas por conta da pandemia. Também anunciamos a criação de uma plataforma de economia circular em parceria com a Boomera para unir empresas a recicladoras, cooperativas e coletoras, facilitando a compra e a venda de materiais rastreados e certificados. Globalmente, lançamos o programa Climate 21, que cria recursos analíticos e transacionais em aplicativos empresariais.

  • Fernanda Saraiva, Diretora de RH

SAS BRASIL
O SAS é uma empresa globalmente reconhecida por suas práticas de RH e cultura corporativa. No Brasil, nós nos comprometemos e não reduzimos benefícios: seguimos oferecendo medidas como reembolso de academia e escola de línguas, criamos um programa de apoio emocional com psicólogos especializados e fizemos melhorias nos planos médico e odontológico. Finalmente, o ambiente de confiança e colaboração garantiu que todos se sentissem parte das decisões graças a mecanismos de comunicação fluida e direta com a alta liderança.

  • Tato Athanase, Gerente de RH

SONEPAR BRASIL
Valorizamos a diversidade e fazemos dela um dos nossos mais importantes lemas: somos Powered by Difference. Do mesmo modo, prezamos pelo respeito no trato com as pessoas e valorizamos as melhores práticas de compliance, base das nossas ações. Além disso, fazemos pesquisas de clima com frequência, pois a opinião do colaborador é muito importante para nós. Também ampliamos nossa comunicação com o mercado e os colaboradores. Aumentamos, ainda, o recrutamento interno e criamos novas oportunidades de crescimento profissional para todos.

  • Edna Rocha, Diretora de Recursos Humanos

TATA CONSULTANCY SERVICES
A empresa usa suas competências essenciais para se envolver e melhorar a vida das comunidades onde está presente. No Brasil, estamos capacitando esses públicos por meio de iniciativas emblemáticas, como o goIT, e possibilitando a conscientização e o aprimoramento de competências em
STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Trabalhamos com alunos em situação de vulnerabilidade para aumento da empregabilidade, porque, quando melhoramos essa possibilidade, melhora também a vida de toda a família. Essa é a energia em que acreditamos e para a qual trabalhamos.

  • Maggie Singh, Head de RH

WIPRO
Apesar dos desafios da pandemia, colocar 100% do grupo de colaboradores em home office não foi um grande desafio porque a Wipro já possuía este modelo amplamente implementado. Dentre as iniciativas em liderança estão: atuação local com suporte global; seriedade na execução do trabalho, em que entregamos, no mínimo, o que foi prometido; gestão baseada nos valores da empresa, ou seja, paixão pelo sucesso dos nossos clientes; tratamento de todos com respeito; integridade inflexível em tudo o que fazemos; e visão de longo prazo, sempre agregando valor aos nossos clientes.

  • Ricardo Salvioni, South Latam HR Director

VAREJO

LEROY MERLIN
O Comitê Estratégico de Diversidade faz reuniões mensais para traçar ações, revisar e criar programas e políticas estratégicas. Isso proporciona um momento claro de troca de percepções, ideias e planejamento. O comitê já é responsável por promover ações relevantes, como a conscientização de líderes e disponibilização de uma jornada de formação digital sobre Diversidade e Inclusão a todos os colaboradores. A empresa também tem se aproximado de grupos importantes no que se refere ao tema, como Mulheres 360, Prêmio WEPs-ONU e Instituto ETHOS, além da assinatura da “Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

  • Ana Claudia Cassanti, Coordenadora de Cultura

MANUFATURA

AKZO NOBEL
Quero falar sobre três grandes aspectos: novas formas de trabalho e gestão, engajamento e práticas que extraiam o melhor de cada colaborador. Os gestores tiveram de se adaptar ao modelo de liderança a distância, sem perder de vista segurança, saúde física e emocional dos colaboradores. O sentimento de pertencimento foi ainda mais importante, e as ações de comunicação, fundamentais. Promovemos práticas para discutir diversidade e inclusão e implementamos, ainda, a plataforma global MindMatter, com temas sobre saúde mental, pensando no bem-estar geral dos colaboradores

  • Francisco Farias, Diretor regional de Recursos Humanos Latam

ALCON
Os desafios foram bastante amplos, desde como proporcionar a infraestrutura para os funcionários trabalharem em home office até como manter o engajamento em um período de grandes adaptações. Dentre as boas práticas em gestão de pessoas, estão: suporte aos colaboradores; criação de novas formas de trabalhar; engajamento do time a distância; e investimento na capacitação da nossa equipe comercial com mais de 500 horas de treinamento. Não atingimos as metas para 2020, mas mantivemos 100% de nosso quadro, sem adotar medidas oferecidas pelo governo.

  • Tatiana Libbos Vailati, Diretora de RH

BAXTER
Para enfrentar as adversidades, ampliamos a sinergia entre as áreas. Em um ambiente majoritariamente virtual, manter a velocidade na tomada de decisão, a simplicidade nos processos, a coragem de enfrentar obstáculos e a construção de novas rotas só foi possível pela colaboração de uma liderança que vem sendo treinada com os nossos programas de mentoring e gestão de talentos. Enfrentamos também a possibilidade de desabastecimento dos nossos clientes em uma eventual parada das linhas de produção e distribuição, por isso reforçamos as medidas de segurança e nos mantivemos ainda mais atentos às necessidades das equipes.

  • Kelen Reis, Diretora de RH

CORBION
Os valores da Corbion são cuidado, colaboração, comprometimento e coragem. Seguindo este DNA, o cuidado com nosso pessoal, seja nas esferas profissional ou pessoal, sempre foi muito presente. Por isso, vale destacar que o bom resultado vem dessa preocupação que, bem enraizada, alavanca o espírito de colaboração entre equipes, o comprometimento com os objetivos da empresa e a coragem para enfrentarmos novos desafios. Nossa liderança tem um papel importante nesse aspecto, por conta disso estamos comprometidos com o desenvolvimento constante de nossos líderes por meio de ferramentas de RH para dar sustentação a todo o processo.

  • Karla Leite, Gerente Sênior de RH

SAINT-GOBAIN
Em 2020, lançamos mundialmente o nosso propósito Make The World a Better Home, construído com a participação de 15 mil colaboradores ao redor do mundo e que se refere exatamente ao nosso DNA e à trajetória que conecta sustentabilidade à inovação. A empresa se compromete a tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável para se viver e define o caminho para o futuro, o que reflete quem somos. A escuta, o diálogo, o cuidado, a solidariedade, a confiança e o respeito pela diferença são pontos centrais. Nossa missão é fazer da sustentabilidade um fator estratégico para
nosso crescimento e diferenciação no mercado.

  • Adriana Rillo, Vice-presidente de Recursos Humanos Latam

UTILITÁRIOS

CPFL ENERGIA
Em 2020, iniciamos o esforço conjunto de todas as áreas da empresa por meio da implementação de nosso Plano de Sustentabilidade 20-24, com 15 compromissos públicos relacionados aos seguintes pilares: Energias Sustentáveis, Soluções Inteligentes e Valor Compartilhado com a Sociedade. Para viabilizar essas ações, há um conjunto fundamental de habilitadores: Ética, Transparência e Desenvolvimento Corporativo & Inclusão. Como reconhecimento a essas boas práticas, a CPFL integra a carteira do ISE e ICO2, ambos da B3, e está na categoria de Liderança em mudanças Climáticas no CDP (Carbon Disclosure Project), entre outros reconhecimentos.

  • Rodrigo Ronzella, Diretor de RH Estratégico

LOGÍSTICA

DHL GLOBAL FORWARDING
O gestor na DHL possui muitas responsabilidades e costuma ser bastante cobrado para apresentar os resultados que lhe são pedidos. Diante disso, como RH, nós garantimos um contato contínuo com eles, por meio de conference calls mensais, para discutirmos temas específicos, ouvi-los e atendê-los em suas necessidades. Outra ação muito bem-sucedida foi a implementação de um trabalho regular de coaching e mentoria, realizado por uma profissional parceira. Destinado a todos os nossos líderes do Brasil, tem o objetivo de abordar seus papéis na companhia, auxiliando-os a tornarem-se mais produtivos, engajados e assertivos.

  • José Monteiro, Diretor de Recursos Humanos

CHEP
Nosso código de conduta define nossa maneira de fazer negócios: fazer a coisa certa todos os dias e agir de acordo com os mais altos padrões de integridade e ética. Isso nos permite melhorar não só a cadeia de suprimentos, mas as comunidades nas quais vivemos e operamos. Também engloba valores compartilhados, como segurança, sustentabilidade, diversidade e inclusão, equipe e trabalho em equipe. Buscamos construir um futuro mais sustentável e operamos com integridade e respeito.

  • Edna Rocha, Human Resources Analyst

SERVIÇOS EDUCACIONAIS

GRUPO MARISTA
O último ano escancarou a necessidade da transformação digital. O trabalho remoto já era uma realidade para as áreas corporativas da instituição, assim como a plataforma de formação online, com o acesso aos primeiros passos dentro da organização. Outro processo importante foi o de recrutamento. Contamos, também, com uma rede social interna que permitiu a conexão ao vivo para encontros variados – de ginástica laboral a reunião entre lideranças – e um app do programa de mentoring.

  • Leandro Figueira, Diretor de DHO

SAÚDE

UNITEDHEALTH GROUP BRASIL
Uma das principais fontes de engajamento nesse período foram lives com especialistas sobre assuntos como luto, ansiedade, depressão, violência doméstica e prevenção à Covid-19 que, ao todo, reuniram mais de 23 mil pessoas. No modelo virtual, o nível de satisfação da audiência subiu de 80% para 96%, e ampliamos o alcance médio dos eventos de 700 para 4 mil participantes. Também nos engajamos em ações de responsabilidade social voltadas para jovens e idosos de instituições de São Paulo.

  • Ricardo Burgos, Vice-presidente de Capital Humano

TECNOLOGIA

ALLIED BRASIL
O cenário de pandemia fomentou iniciativas que estavam no pipeline. Implementamos medidas como a criação de um grupo para discutir oportunidades estratégicas; comitê de crise; projeto de transformação digital em todas as áreas de business strategy; registro na CVM para abertura de capital; captação e entrada de novas parcerias e SKU; implementação da omnicanalidade e formação dos times de vendas como social sellers; parceria com a Apple e o Itaú; entre outras.

  • Daniela Pereira, Diretora de RH e Adm

HUAWEI
Durante o último ano, passamos por intenso processo de transformação digital para que, cada vez mais, pudéssemos construir uma organização eficiente e contribuir com o desenvolvimento tecnológico do país. Além disso, tivemos a implementação de novas unidades de negócio e definição de políticas de segurança. Outro desafio foi a introdução do home office e também das medidas protocolares de segurança sanitária em centros de distribuição em Sorocaba e Manaus.

  • Victor Krause, Especialista de RH

Para saber mais sobre como participar do Programa de Certificação do Top Employers Institute, clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais!

replica rolex