Gestão pessoal

Como construir seu “gravitas”

HBR
9 de outubro de 2020

Quando as pessoas descrevem um colega como tendo gravitas, normalmente significa que ele é levado a sério, que suas contribuições são consideradas importantes e que eles são confiáveis ​​e respeitados. Muitas pessoas assumem que gravitas é uma qualidade que você tem ou não, mas na verdade você pode desenvolvê-la de uma forma que pareça autêntica para você. Primeiro, você deve ser capaz de articular seus objetivos e valores. Pergunte a si mesmo: “Se alguém me descrevesse, o que eu gostaria que ele dissesse?” Você também precisa estar receptivo ao feedback, portanto, busque-o ativamente. Pergunte aos que trabalham com você: “O que eu poderia fazer de maneira diferente para tornar minha liderança e nossa relação de trabalho mais eficazes?” As respostas deles permitirão que você saiba se está tendo o impacto que deseja – e ajudará a fortalecer seus relacionamentos. Outra maneira de desenvolver gravitas é construir harmonia e confiança, demonstrando curiosidade sobre a vida de seus colegas fora do trabalho ou compartilhando algo sobre a sua. Finalmente, não acredite no mito de que confiança é a mesma coisa que gravitas – não é. Mesmo os líderes mais poderosos às vezes ficam nervosos ou ansiosos. Portanto, concentre-se em construir coragem em vez de confiança. Essa mudança interna pode parecer sutil, mas as pessoas vão perceber – e respeitar – isso.

Essa dica é adaptada de “Gravitas Is a Quality You Can Develop,” por Rebecca Newton

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