Gestão de pessoas

Como lidar com um funcionário com baixo desempenho e excesso de confiança

HBR
31 de dezembro de 2020

Quase todo líder já esteve na posição desconfortável de gerenciar alguém que acha que seu desempenho é excelente … quando não é. Se você não resolver a situação, o trabalho da pessoa não melhorará. Portanto, comece sendo claro sobre as expectativas e apontando áreas específicas para trabalhar. Reserve algum tempo para orientar, supervisionar e ajudar construtivamente seu funcionário a reconhecer seus déficits. Isso não significa microgerenciá-los – você está garantindo que eles tenham os recursos e o suporte para fazer seu trabalho. Seja criterioso com elogios. É importante reconhecer seu bom trabalho, mas exagerar nos elogios pode enviar mensagens confusas. Se o seu funcionário não parece disposto a aceitar apoio e continua a insistir que está indo muito bem, você precisa se perguntar se deseja continuar investindo nele. Se não, considere reatribuir seu trabalho a outra pessoa. Às vezes, reduzir as responsabilidades de uma pessoa também pode ajudá-la a ter mais sucesso.

Essa dica é adaptada de “Managing an Underperformer Who Thinks They’re Doing Great,” por Liz Kislik

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