Gestão pessoal

Experimente optar pelo silêncio durante seu próximo brainstorm remoto

HBR
26 de junho de 2020

Pesquisas mostram que optar pelo silêncio durante um brainstorm ajuda as equipes a produzir significativamente mais ideias – e de maior qualidade. O brainstorming silencioso pode ser particularmente útil em reuniões remotas. Então, como ele funciona na prática? Primeiro, começando com o convite para a reunião, verifique se todos entendem os objetivos da sessão de brainstorming. Em seguida, no início da sua reunião, compartilhe um documento de trabalho (como um Google Docs) com as principais perguntas que precisam ser respondidas. Incentive todos os participantes a contribuírem com o documento por 10 a 20 minutos sem conversar. Durante esse período, os participantes podem criar ideias ativamente e responder uns aos outros no documento. O líder também pode participar, fornecendo orientação e solicitando aos participantes que elaborem idéias específicas à medida que são formadas. Quando a fase silenciosa do brainstorm estiver concluída, você poderá iniciar uma discussão se o seu grupo for relativamente pequeno. Se o grupo for grande, você pode encerrar a reunião, revisar o documento e enviar um email que compartilha as conclusões e as próximas etapas. Ou então, você pode enviar uma pesquisa rápida, na qual os participantes podem reagir ou votar nas opções para avançar.

Essa dica é adaptada de “Break Up Your Big Virtual Meetings,” por Liana Kreamer e Steven G. Rogelberg

Compartilhe nas redes sociais!

replica rolex