Avaliação de desempenho

Livre-se de vieses em suas avaliações de desempenho

HBR
3 de janeiro de 2021

Descobrir como avaliar de forma justa o desempenho dos funcionários é difícil mesmo nos melhores momentos – e é ainda mais difícil nos tempos de Covid-19. É extremamente importante que os gerentes não permitam que preconceitos relacionados à crise influenciem o processo de avaliação de desempenho. Comece definindo critérios concretos e mensuráveis ​​antes de iniciar sua avaliação. Quais são as principais responsabilidades da função e como você pode medi-las? Cuidado com as preferências ocultas. Por exemplo, critérios como “ir além” ou “ser visível” podem favorecer injustamente os funcionários que não estão fazendo malabarismos com as responsabilidades familiares no momento. Em seguida, certifique-se de que todos os envolvidos na tomada de decisões de desempenho e remuneração estejam alinhados e usando os mesmos padrões. Pessoas em todas as funções devem ser avaliadas de maneiras semelhantes, mesmo se tiverem gerentes diferentes. Finalmente, para garantir a consistência, você e seus colegas líderes devem fazer um pacto para monitorar a linguagem uns dos outros ao discutir o desempenho. Se você notar que um colega está fazendo uso indevido dos critérios ou sendo ambíguo em sua avaliação, pergunte a ele sobre isso. E, claro, incentive-os a fazer o mesmo por você. Cabe aos líderes responsabilizar uns aos outros, apontar os pontos cegos uns dos outros e levar sua organização para mais perto de sua meta de ser justa e igualitária para todos os funcionários.

Essa dica é adaptada de “How Do You Evaluate Performance During a Pandemic?,” por Lori Mackenzie et al.

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