Gestão pessoal

Mantenha a calma sob pressão

HBR
29 de janeiro de 2021

Quando confrontados com uma situação de alto estresse, nossos corpos instintivamente entram no modo “lutar ou fugir”. Mas pesquisas recentes mostraram que, se você consegue regular com eficácia suas emoções nesses momentos, pode realmente entrar em um estado mais elevado de abertura que convida à colaboração, à criatividade e ao desenvolvimento. Comece lembrando-se de que uma reação biológica ao estresse é totalmente normal e direcione sua atenção para qualquer reação física ou emocional que estiver sentindo. Seu coração está acelerado? Você sente um nó no estômago? Em seguida, lembre-se de momentos anteriores em que você superou o estresse e a incerteza – isso proporcionará algum alívio ao lembrá-lo de que, independentemente do que esteja sentindo agora, você superará isso. Para se aterrar de volta no presente, estabeleça uma intenção consciente. Deixe de lado sua necessidade de servir ao seu ego e lembre-se de seu propósito neste momento. Finalmente, comprometa-se com a tarefa em mãos e confie no processo. Compreender nossas reações biológicas em situações de alto estresse nos dá um caminho a seguir; então é nossa escolha trilhar este caminho ou lutar contra ele.

Essa dica é adaptada de “How to Keep Your Cool in High-Stress Situations,” por Robert E. Quinn et al.

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