Gestão de pessoas

Motive seus funcionários com propósito, não lucros

HBR
11 de março de 2021

É natural que os líderes enfatizem a importância de atingir as metas financeiras, mas tornar os números a peça central de sua liderança é um erro caro. Os resultados financeiros são um resultado, não um motivador raiz para o desempenho dos funcionários, e um conjunto crescente de evidências nos diz que a ênfase exagerada nas metas financeiras desgasta o moral e mina a estratégia de longo prazo. Então, o que você deve fazer? Use seu tempo com sua equipe para construir e reforçar seu propósito organizacional. Isso requer três ações:

  • Reavalie como você usa seu “tempo de antena” de liderança. Passe pelo menos metade do seu tempo com sua equipe discutindo seu propósito e impacto do trabalho, e não mais da metade do seu tempo com números ou resultados.
  • Fale sobre clientes, clientes e colegas com especificidade e emoção. Quanto mais claramente um funcionário compreender seu impacto direto sobre outro ser humano, mais provável será que ele vá mais longe – e também terá maior satisfação ao fazê-lo.
  • Resista ao impulso de compartilhar amplamente todos os resultados financeiros, mesmo que sejam positivos. Pergunte a si mesmo: O que minha equipe realmente precisa saber diariamente para atingir seus objetivos?

Essa dica é adaptada de “Financial Targets Don’t Motivate Employees,” por Lisa Earle McLeod e Elizabeth Lotardo

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