Comunicação

Para conquistar alguém, espelhe sua linguagem

HBR
17 de dezembro de 2020

O que é necessário para apresentar um argumento convincente? Uma nova pesquisa aponta para uma ideia chamada “espelhamento linguístico” – uma maneira sofisticada de dizer “fale da mesma maneira que a outra parte”. Quando você espelha o estilo de comunicação preferido da outra pessoa, é provável que ela o considere mais persuasivo. Portanto, se você está se preparando para uma conversa com um grande cliente ou uma apresentação a um executivo, descubra como a pessoa que estará sentada à mesa gosta de se comunicar. Em seguida, crie sua linguagem de acordo. Por exemplo, se seu cliente prefere o raciocínio lógico e linear, é mais provável que você o persuadirá com argumentos que dependem fortemente de fatos. Para influenciar um executivo que tende a confiar em um estilo narrativo informal, você pode iniciar sua apresentação com uma história. Essa dica se aplica a conversas espontâneas também; em vez de bater de frente com seu amigo, cônjuge ou colega da próxima vez que você se deparar com um pequeno desentendimento, tente ouvir ativamente como eles estão apresentando o caso. Então, siga seu exemplo. Claro, você quer fazer isso de uma forma que seja autêntica. Apresente uma imagem honesta ao seu público; nunca use sua influência para manipulá-los para tomar uma decisão ruim.

Essa dica é adaptada de “Want to Win Someone Over? Talk Like They Do.,” por Maxim Sytch e Yong H. Kim

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