
Todos se preocupam com coisas como falhar, decepcionar os outros ou ser demitido ou despedido. Mas esse tipo de preocupação pode ser perigoso para você e sua carreira. Aqui estão algumas perguntas que o ajudarão a determinar se seus medos são ou não baseados na realidade:
- Qual é o estado financeiro geral de sua organização, setor e economia? Se a situação financeira e as perspectivas de sua empresa ou da economia de seu país forem ruins, suas preocupações podem ser realistas. Se as perspectivas forem boas, provavelmente seu emprego está seguro.
- Qual é a cultura geral da sua organização? Se você tiver uma cultura aberta e orientada para o feedback, ficará claro para você se seu trabalho está em risco.
- Como seu gerente pensa e age? Se eles estão lhe dando muitos comentários negativos sem orientação sobre como melhorar, talvez você deva se preocupar – especialmente se seus colegas de trabalho não estão recebendo o mesmo tipo de feedback.
- Quais são seus preconceitos pessoais? Se você é um otimista de coração e ainda tem a intuição de que pode perder o emprego, essa pode ser uma preocupação realista. Mas se você é um pessimista que sempre espera o pior, aceite seus medos de ser dispensado com um grão de sal.
Essa dica é adaptada de “Are You Actually Going to Get Fired?,” por Tomas Chamorro-Premuzic