Carreira

Você deve se preocupar em perder o emprego?

HBR
25 de março de 2021

Todos se preocupam com coisas como falhar, decepcionar os outros ou ser demitido ou despedido. Mas esse tipo de preocupação pode ser perigoso para você e sua carreira. Aqui estão algumas perguntas que o ajudarão a determinar se seus medos são ou não baseados na realidade:

  • Qual é o estado financeiro geral de sua organização, setor e economia? Se a situação financeira e as perspectivas de sua empresa ou da economia de seu país forem ruins, suas preocupações podem ser realistas. Se as perspectivas forem boas, provavelmente seu emprego está seguro.
  • Qual é a cultura geral da sua organização? Se você tiver uma cultura aberta e orientada para o feedback, ficará claro para você se seu trabalho está em risco.
  • Como seu gerente pensa e age? Se eles estão lhe dando muitos comentários negativos sem orientação sobre como melhorar, talvez você deva se preocupar – especialmente se seus colegas de trabalho não estão recebendo o mesmo tipo de feedback.
  • Quais são seus preconceitos pessoais? Se você é um otimista de coração e ainda tem a intuição de que pode perder o emprego, essa pode ser uma preocupação realista. Mas se você é um pessimista que sempre espera o pior, aceite seus medos de ser dispensado com um grão de sal.

Essa dica é adaptada de “Are You Actually Going to Get Fired?,” por Tomas Chamorro-Premuzic

Compartilhe nas redes sociais!

replica rolex