A pandemia está reescrevendo as regras do varejo
Estratégia
Artigo digital
Denise Lee Yohn
Os varejistas precisam parar de achar que os negócios voltarão ao “normal”. Tão cedo, nada voltará a ser como antes. Mesmo antes do início da pandemia da Covid-19 e da crise econômica, as lojas físicas já vinham travando uma batalha contra a Amazon e outras […]
As regras de coopetição
Estratégia
Artigo revista
Adam Brandenburger e Barry Nalebuff
Mais do que nunca, os rivais estão trabalhando juntos. Veja como avaliar os riscos e recompensas. A viagem à lua há pouco mais de 50 anos é lembrada como o ápice de uma feroz competição entre os EUA e a URSS. Mas a exploração espacial […]
Sedes – antes e agora
Estratégia
Artigo revista
HBR
Localização é uma parte fundamental da estratégia corporativa — e grandes mudanças vêm ocorrendo desde a década de 1950, quando empresas industriais adotaram a tendência de se aglomerar no Meio Oeste devido ao fácil acesso à mão de obra, à matéria-prima e às fábricas. Com […]
Como as empresas pivotaram de forma bem-sucedida durante a pandemia
Estratégia
Artigo digital
Mauro F. Guillén
A recessão econômica quase instantânea desencadeada pelas restrições impostas pela Covid-19 causou danos a pequenas e grandes empresas. Nosso próprio modo de vida também pode estar ameaçado. Com base em declarações generalizadas sobre “o fim do deslocamento diário”, “o declínio do varejo” e “o colapso […]
Megatendências em um mundo pós-pandemia
Estratégia
Artigo revista
Miguel Duarte
Compreenda as oportunidades e molde sua estratégia Em 2012, a equipe de consultoria estratégica da EY liderou um exercício de cenarização com executivos seniores de vários setores — bancos, infraestrutura, internet, mídia, mobilidade, agronegócio, entre outros: um think tank setorial — relevantes para o PIB […]
Adapte sua empresa à nova realidade
Estratégia
Artigo revista
Michael G. Jacobides e Martin Reeves
Comece entendendo as mudanças de hábito Vai levar algum tempo para entendermos todo o impacto da pandemia da covid-19. Mas a história desses impactos nos ensina duas coisas: primeiro, mesmo em graves crises e recessões econômicas, algumas empresas conseguem obter vantagem competitiva. Entre as de […]
Joint ventures e parcerias na recessão
Estratégia
Artigo revista
James Bamford, Gerard Baynham e David Ernst
Como pensar em suas colaborações atuais — e em novas que deve buscar As empresas precisarão de todas as ferramentas disponíveis para sobreviver à recessão e acelerar seus negócios à medida que a economia se recupera. Elas terão de reestruturar suas operações, realocar recursos e, […]
Elabore indicadores de desempenho (KPIs) que reflitam suas prioridades estratégicas
Estratégia
Artigo digital
Graham Kenny
“O que você acha do nosso scorecard?” perguntou Phil (nome fictício), CEO do departamento de estradas de rodagem de um grande estado australiano. Phil tinha enviado o scorecard de sua empresa por e-mail, com 29 indicadores de desempenho, para que eu os revisasse antes de […]
O fim da estratégia estática e da execução descoordenada
Estratégia
Artigo digital
Carlos Caixeta
Para muitas empresas, a pandemia do coronavírus expôs brutalmente algumas duras realidades sobre a empresa e seus negócios: cadeias de suprimentos frágeis, relacionamentos fracos com clientes, contratos de trabalho inadequados, balanços mal feitos, precariedade das análises de resultados, ausência de metas de desempenho, equipes despreparadas, […]
O poder de definir o que sua empresa não é
Estratégia
Artigo digital
Madeleine Rauch e Sarah Stanske
Tanto investidores quanto funcionários querem saber o que uma empresa representa e de que forma ganha dinheiro. Afirmações de objetivos, como “Somos a número um – inspiramos as pessoas em movimento”, da BMW, dão aos funcionários um senso de direção, da mesma forma que a […]