Consentimento não informado
Modelo de negócio
Artigo revista
Leslie K. John
As empresas querem mais e mais acesso a seus dados pessoais – desde onde você está até o que diz seu DNA. Será possível capturar esse valor sem precipitar um movimento de defesa da privacidade? Leia também: Os limites da análise de dados O funcionário […]
O modelo cancer center
Modelo de negócio
Artigo revista
Vivien Rosso
A crescente incidência de câncer em todo o mundo é uma incômoda realidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima para o ano 2030 um salto dos 15 milhões atuais para 27 milhões de pessoas diagnosticadas ano após ano, ou seja, 75 milhões de pacientes […]
Por que tantas transformações digitais falham?
Modelo de negócio
Artigo digital
Thomas H. Davenport e George Westerman
Em 2011, a GE embarcou em uma tentativa ambiciosa de transformação digital de seus produtos e serviços. A empresa criou capacidades digitais impressionantes, rotulando-se de uma empresa “digital industrial”, incorporando sensores em muitos produtos, construindo uma nova e gigantesca plataforma de software para a Internet […]
Vender produtos é bom. Vender projetos pode ser ainda melhor
Modelo de negócio
Artigo digital
Antonio Nieto-Rodriguez
No começo, as empresas vendiam produtos. E depois passaram a vender serviços. Nos últimos anos, a opção moderna tem sido vender experiências e soluções, resolvendo as necessidades e os anseios dos clientes. As empresas realmente fazem todas essas coisas; porém, cada vez mais o que […]
Como o varejo pode prosperar num mundo sem lojas
Modelo de negócio
Artigo digital
Amit Sharma
Fazer compras sempre foi, ao longo da história, uma experiência sensorial. O vendedor auxiliava o cliente na escolha dos produtos, atuando como “personal shopper”. O cliente avaliava a qualidade do produto com base em seu aspecto; pedia a opinião do vendedor ao provar uma roupa. […]
Cuidando de quem cuida
Modelo de negócio
Artigo revista
Paulo Chapchap, Fernando Andreatta Torelly, Fábio Patrus Mundim Pena e Gentil Jorge Alves Junior
Os sistemas de atenção à saúde no Brasil são, em sua maior parte, fragmentados, reativos, episódicos, focados na doença e organizados com base no fortalecimento do atendimento em unidades de urgência e nos cuidados de nível secundário. Os problemas ocorrem tanto na infraestrutura quanto na […]
Um modelo de remuneração que evita tratamento médico desnecessário
Modelo de negócio
Artigo revista
David J. Jacofsky e Derek A. Haas
À medida que pagadores e provedores de assistência médica dos Estados Unidos mudam suas abordagens de cobrança de taxas por serviços prestados para abordagens que remuneram os provedores com base no valor pago pela qualidade dos procedimentos, dois modelos são predominantes: um deles é o […]
O que está provocando a explosão do aprendizado de máquina?
Modelo de negócio
Artigo revista
Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee
Os sistemas de aprendizado de máquina existem desde a década de 1950, então por que só agora estamos observando avanços em áreas tão diversificadas? Três fatores estão em jogo: dados que cresceram enormemente, algoritmos que melhoraram significativamente e hardware de computadores substancialmente mais poderosos. Nas […]
A revolução da saúde liderada pelo empregador
Modelo de negócio
Artigo revista
Patricia A. McDonald, Robert S. Mecklenburg, MD, e Lindsay A. Martin
Os resultados médicos em Portland estão melhorando acentuadamente — e a Intel liderou a transformação. Nos anos que antecederam 2009, a Intel experimentou uma série de abordagens populares para reduzir seus crescentes custos com assistência médica. Para encorajar os funcionários e suas famílias a se […]