Patrocinado

Reinvenção e aprendizado

Top Employers apresenta
19 de fevereiro de 2021

A certificação como Top Employer, que no Brasil alcançou 42 empresas neste ano de 2021, promove mudanças profundas na forma de fazer negócios, atua no fortalecimento da marca e age diretamente sobre a construção de políticas sólidas na área de Recursos Humanos.

“Receber a certificação Top Employer por cinco anos consecutivos é um marco importante e só valida a confiança de que nossas políticas de RH estão no caminho certo”, diz o diretor regional de Recursos Humanos da América do Sul da Akzo Nobel, Francisco Farias.

ADAPTAÇÃO
A pandemia de Covid-19 exigiu das empresas soluções ágeis e criativas. “O ano de 2020 foi um ano de mudança, um ano difícil”, avalia a diretora de RH e Comunicação da Sandoz do Brasil, Priscilla Cotti. “Ninguém esperava por uma pandemia e tivemos de nos adaptar rapidamente à situação. Aprendemos muito juntos.”

E um dos aprendizados foi que as empresas, de forma geral, passaram a ter práticas muito mais flexíveis, considera o diretor de RH Latam South da BAT Brasil, Patrício Zapata. “Essa flexibilidade não será só nas horas de trabalho, mas na forma de entrega e na necessidade das pessoas, que agora é radicalmente diferente.”

Para o diretor de DHO do Grupo Marista, Leandro Figueira, outro ponto em questão é o da autonomia. “Os profissionais têm de se autogerenciar, no sentido de equilibrar vida pessoal e trabalho, e isso implica gestores que deem mais autonomia, o que aumenta a confiança nas equipes”, diz.

Além disso, o P&O do Brasil da Novartis, Nicolas Franco, também acredita que as empresas devem focar ainda mais a cultura corporativa. “Não adianta ter uma estratégia bem clara se a cultura e cada um dos membros do grupo não estão conectados todos na mesma sintonia.”

Por isso, todas essas práticas bem avaliadas, que compõem a certificação, ajudarão a atrair e reter talentos. “Ser um Top Employer reforça o orgulho de pertencer das equipes e amplia a visibilidade da organização para talentos externos que compartilham dos nossos valores e visão de mundo”, concorda André Bueno, diretor de Talentos e Recompensas da Saint-Gobain.

EVOLUÇÃO
Para o vice-presidente de Capital Humano do UnitedHealth Group Brasil, Ricardo Burgos, a empresa tem tido a oportunidade de evoluir ano após ano nas práticas de gestão de pessoas. “E nos tornarmos cada vez mais uma empresa Top Employer nos dá a segurança de estarmos no caminho certo, colocando pessoas acima de tudo”, detalha.

E, dentro desse universo, fica muito clara a grande oportunidade de trocar experiências e aprender, avalia a diretora de Recursos Humanos da Leroy Merlin, Michelle Dapper. “A gente quer muito aprender com as boas práticas das grandes companhias que fazem parte da certificação e também contribuir com o ambiente corporativo.”

Para saber mais sobre como participar do Programa de Certificação do Top Employers Institute, clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais!

replica rolex